sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Porto de Mós, Leiria

Vila de Porto de Mós, concelho que pertence ao distrito de Leiria. Vila à beira do Rio Lena. O Rio Lena, quando ainda era navegável, tanto no tempo pré romano como na altura da ocupação romana, era utilizado para transporte de bens (uma das matérias-primas que os romanos aproveitaram aqui foram as pedras de mós) e para a deslocação de pessoas. A história desta vila está ligada à história de Dom Fuas Roupinho, o mesmo da Lenda de Nossa Senhora da Nazaré, em 1182. Dom Fuas, por alguns considerado meio irmão de Dom Afonso Henrique, auxiliou o rei português a conquistar o castelo desta vila aos mouros, comandados pelo rei Gámir de Mérida, em 1148, esconderam-se, com os seus homens, na encosta do castelo e atacaram à noite de surpresa. Dom Fuas Roupinho tornou-se Alcaide-mor de Vila Porto de Mós. 


Igreja de São Pedro, pertencia ao Convento dos Agostinhos Descalços que estiveram aqui entre 1676 e 1834.


Castelo de Porto de Mós. Construído no local onde outrora existiu um posto de vigia romano, alterado pelos mouros para uma fortaleza e posteriormente com os cristãos foi sofrendo sucessivas alterações.

Praça da República.



Porta do castelo.










Praça da República.

Ermida de Santo António.



Fonte do Castelo.


Igreja de São João.


Praça da República.

A 8 de Dezembro de 1936, na Escola de Porto de Mós, enquanto decorria uma cerimónia religiosa o edifício desabou matando 36 crianças e 8 adultos, ferindo várias centenas de outras pessoas.

Estrada romana, Alqueidão da Serra, conhecida por Estrada Romana da Carreirancha. Foi por aqui que Nuno Álvares Pereira chegou a São Jorge onde decorreu a Batalha de Aljubarrota a 14 de Agosto de 1385. Julga-se que a estrada chegaria a Tomar e seria utilizada para escoar o ferro explorado nesta zona. O abandono desta via ocorreu a seguir à implantação da I República.



O Calceteiro.


Dom Fuas Roupinho.


Sem comentários:

Enviar um comentário