sábado, 13 de agosto de 2016

Passadiços do Paiva

No concelho de Arouca os Passadiços do Paiva, antes do incêndio deste verão, ao longo da margem esquerda do rio Paiva proporcionavam um passeio em comunhão com a natureza. 
Entre as praias fluviais de Areinho e de Espiunca, passando pela praia fluvial do Vau (podendo considerar-se o ponto intermédio deste percurso), o passadiço tem uma extensão que quase chega aos 9km. Com um nível de dificuldade ALTO, mesmo muito exigente na zona das escadarias. Quem começar em Areinho tem uma subia, no começo, de perto de 540 degraus, em sentido inverso (para quem começar em Espiunca) acaba a caminhada a descer estes degraus, antes da praia de Areinho, mas antes desta descida tem uma subida... de 700 degraus!
Parece que existem planos para acrescentar mais 12km ao passadiço, a construção de um bar suspenso e de dois museus... enfim, ideias muito interessantes que terão de ter especial atenção à segurança face aos incêndios (para proteger tanto as pessoas como o investimento feito).
Aberto todo o ano, salvo por força maior (como em caso de incêndio), abrange na totalidade a zona a que chamam de Garganta do Paiva. Com muitas, e bem, placas explicativas dos vários aspectos naturais da região, com alguns miradouros sobre os «rápidos» do rio, vistas privilegiadas sobre a Cascata das Aguieiras, sobre o rio e as formações rochosas.

O começo na praia do Areinho.

A subida de perto de 540 degraus.

Rio Paiva.

Cascata das Aguieiras.

Cascata das Aguieiras.

Cascata das Aguieiras.

Descida de 700 degraus com um miradouro.

Depois da «estopada» da súbida o relax e a descontracção!




A Garganta do Paiva.









Ponte suspensa.



Praia do Vau.

Praia do Vau. Quem entrar em Espiunca e sair aqui, ou vice versa, evita as escadarias.

As formações rochosas que acompanham o passadiço.







Os «rápidos» do rio Paiva.

O percurso tem, também, partes em terra batida.






Sem comentários:

Enviar um comentário